LOJAO DA VILA

Quando falamos em jeans, falamos em lavagem. E o que isso significa? Esse termo refere-se ao processo industrial de lavagem pelo qual o jeans passa para que ele adquira aspectos e tonalidades. Vou dar alguns exemplo de lavagem:

Lavagem Rinse (água): Processo em que o jeans é lavado em cerca de 50 graus Celsius. Tem alto risco de escoamento de cor, por isso, se for fazer a lavagem em casa, é legal colocar o velho jeans desbotado para lavar junto, assim você pode dar uma iluminada nele. Este tipo de lavagem foi muito popular nos anos 80.

Lavagem Stone ou Stonewashed:  Os jeans são lavados com a utilização de enzimas ou com pedras-pomes ovais ou redondas.  Durante o processo de lavagem, essas pedras raspam uma camada fina do tecido, mostrando alguns realces da parte branca onde o tingimento não foi capaz de penetrar.

Estonagem: processo de lavagem stone onde o jeans é colocado em tambores que levam junto pedras de argila chamadas sinasitas. Durante a lavagem, as pedras batem no jeans deixando-o com uma cara de batido. Surge também o aspecto um pouco desbotado e amaciado.

Lavagem Acid: Tipo de lavagem Stone típica dos anos 80, usa pedra pomes e cloro, esbranquiçando o jeans para dar um aspecto de céu com nuvens.

Overdye: Um tingimento adicional após o jeans ter sido costurado. Isso garante uma cor escura ou preta muito profunda, e faz a mistura da cor das linhas da costura do jeans com a tintura sobreposta.

Lavagem Dirty: Após o processo de lavagem Stone realizado sobre o jeans, ele é tingido com produtos químicos especiais, criando assim uma aparência de sujo.

Destroyed / Damaged: Existem várias técnicas diferentes para fazer o jeans parece velho e desgastado.  Na lavagem destroyed, é muito comum o uso de enzimas para corroer o tecido (sim, você para por uma calça corroída!). Outra forma popular de fazer o jeans parecer danificado é cortar as costuras das bocas da calça, dos bolsos e a área do joelho antes da lavagem Stone, que deixa aqueles fiapos sobrando.

Lavagem dos jeans

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *